Contencioso de massa no Brasil

“Segundo pesquisa recentemente realizada, no Brasil, o gasto das empresas com processos representa cerca de 2% de seu faturamento anual.

Desse percentual, em média, apenas 60% são voltados ao pagamento de condenações e acordos, sendo todo o restante (40%) gasto com custas processuais, honorários e demais despesas para manutenção da carteira de processos.

 

O alto custo de manutenção de processos e a clara tendência do encarecimento do processo judicial em razão das alterações do Código de Processo Civil, têm levado as empresas a ponderar se é realmente justificável suportar o processo até a decisão final.“

Nesse contexto, o encerramento antecipado via acordo, é a alternativa para diminuir esses gastos que representam 40% do total.

Nossa solução avalia possibilidades de acordo por processo, levando em consideração as probabilidades de condenação e de reversão, e o custo do dinheiro no tempo, entre outras variáveis.

 

Qual é o valor ideal de um acordo?

Mas, como avaliar um acordo de modo a não pagar mais do que vale o processo?

 

Como será a minha carteira no futuro?

As tradicionais ferramentas de business intelligence descrevem o passado, mas não apontam qual é a melhor estratégia a ser adotada no futuro. Saber o que ocorreu não é suficiente para atender à complexidade crescente do ambiente processual atual.

 

Ainda é comum que a intuição e a experiência tenham um peso excessivo na definição da estratégia de gestão da carteira processual, o que seria perfeitamente adequado num cenário de negócios estável. Porém, quando o cenário é dinâmico, sujeito a constantes mudanças, certamente apenas experiência e intuição não são suficientes para se encontrar a melhor estratégia a ser adotada.

Nossa tecnologia emprega, além de machine learning e algoritmos estatísticos, simulação estocástica de cenários futuros!

Inicie, conheça, conecte e acompanhe essa nova possibilidade 

Em nosso Dashboard, os dados em gráficos e tabelas podem ser agrupados, filtrados e tratados pelas variáveis de negócio, além das variáveis jurídicas.

Para possibilitar a integração, a realização de análises* e a apresentação de dados no Dashboard de forma coerente, os dados passam por um processo de formatação e padronização, caso seja necessário, antes da carga na plataforma.

Temos também um serviço para complementação dos dados dos processos com dados obtidos nos sites dos tribunais.

* Estatística descritiva, machine learning, grupos estatísticos (clusters) e simulação.

 

Dados processuais + Seus dados de negócio

Realizamos a integração dos dados jurídicos dos processos com dados de negócio do cliente, permitindo a avaliação da influência de variáveis de negócio em nossas análises*, bem como a obtenção de indicadores chave de performance (KPI’s).

Explore a tecnologia

Entre em contato

Explore

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Optimum Solucoes Estratégicas S/A - 22.008.126/0001-45

Rua Afonso Celso, 552 - 6º andar, Vila Mariana

São Paulo, SP - 04119-000

© 2019 desenvolvido por dr.In